Total de visitas: 39407
|
Poluição das águas
Como boa parte da água disponível para uso humano está contaminada pelos dejetos produzidos pelo próprio homem, a quantidade restante em condições de uso é cada vez menor, o que pode levar a faltar água de boa qualidade em várias regiões do planeta nos próximos anos.
Um dos principais problemas que surgiram neste século é a crescente contaminação da água, ou seja, este recurso vem sendo poluído de tal maneira que já não se pode consumi-lo em seu estado natural. As pessoas utilizam a água não apenas para beber, mas também para se desfazer de todo tipo de material e sujeira. As águas contaminadas com numerosas substâncias recebem o nome de águas residuais. Se as águas residuais forem para os rios e mares, as substâncias que elas transportam irão se acumulando e aumentam a contaminação geral das águas. Isto traz graves riscos para a sobrevivência dos organismos.
Existem vários elementos contaminadores da água. Alguns dos mais importantes e graves são:
Os contaminadores orgânicos: são biodegradáveis e provêm da agricultura (adubos, restos de seres vivos) e das atividades domésticas (papel, excrementos, sabões). Se acumulados em excesso produzem a eutrofização das águas.
Os contaminadores biológicos: são todos aqueles microrganismos capazes de provocar doenças, tais como a hepatite, o cólera e a gastroenterite. A água é contaminada pelos excrementos dos doentes e o contágio ocorre quando essa água é bebida.
Os contaminadores químicos: os mais perigosos são os resíduos tóxicos, como os pesticidas do tipo DDT (chamados organoclorados), porque eles tendem a se acumular no corpo dos seres vivos. São também perigosos os metais pesados (chumbo, mercúrio) utilizados em certos processos industriais, por se acumularem nos organismos.
Os principais agentes inorgânicos de degradação dos rios são os sais de chumbo, zinco, cobre, mercúrio, fosfato e amônia, que alteram a bioquímica dos organismos. O fosfato geralmente está presente em resíduos de detergentes em esgotos ou é trazido pelo escoamento de água que banham terras excessivamente fertilizadas. Omercúrio é proveniente de combustíveis fosséis, indústrias de cloro-soda, fábricas de aparelhagem elétrica, tintas, papel e mineraçãoe, quando assimilado por peixes ou crustáceos, ataca seus sistemas nervosos. O chumbo, geralmente utilizado por indústrias químicas e de pesticidas, é veneno que se acumula nos organismos vivos, afetando os processos enzimáticos e o metabolismo celular. As descargas de pesticidas, por sua vez, matam os peixes, envenenam seus alimentos e contaminam os alimentos a serem consumidos pelo homem.
|
|